Coordenador : Camila Maranha Paes de Carvalho
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390074.2199.143139.24022023
Departamento/Setor: MNS
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo principal serão os participantes das atividades educativas presenciais que serão realizadas, mas também os seguidores do perfil do Instagram (@comidadeverdadeuff), incluindo pessoas de diferentes localidades e seguidores de parceiros do projeto.
Local de atuação: O Projeto será realizado tanto de forma presencial em Niterói e adjacências, no estado do Rio de Janeiro, como manteremos atividades em meio virtual, fazendo uso das redes sociais, em especial usando o perfil no Instagram do projeto (https://www.instagram.com/comidadeverdadeuff/).
Objetivo
Geral: Promover ações de alimentação adequada e saudável para diferentes grupos populacionais. Específicos: - Desenvolver diferentes ações educativas de forma presencial e virtual, tais como tendas temáticas, oficinas, Lives, enquetes, rodas de conversa e outras atividades com a população sobre o tema da alimentação adequada e saudável; - Construir e disseminar mensagens de promoção da alimentação adequada e saudável, com foco na agenda regulatória em rádios, em espaços públicos e em mídias sociais; - Aperfeiçoar estratégias de comunicação e de trocas entre alunos do curso de graduação de Nutrição com a população sobre o tema da alimentação e nutrição; - Avaliar as ações realizadas de modo a aperfeiçoar as estratégias educativas desenvolvidas no âmbito do projeto.
Resumo
O projeto prevê o desenvolvimento de ações educativas de promoção da alimentação adequada e saudável direcionadas a diferentes grupos populacionais, de forma a disseminar as recomendações nutricionais do Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde (BRASIL, 2014). Os temas abordados no projeto de extensão são resultados de pesquisas, onde analisamos temas atuais, demandas sociais, políticas e alimentares da população. Além disso, levamos em consideração nossas experiências, na troca entre participantes das tendas e atividades educativas e na troca entre nossos seguidores na rede do instagram. Mais do que apresentar conceitos e informações teóricas, buscamos promover o pensamento crítico e a mobilização dos participantes, para que as reflexões geradas desencadeiem algum tipo de engajamento, como a participação em consultas públicas e petições sobre os temas abordados, com foco sobre a agenda regulatória da área de alimentação e nutrição. Desde 2020 criamos um perfil no Instagram (@comidadeverdadeuff)e ampliamos nossa atuação para as redes sociais, desenvolvendo Lives, postagens, enquetes e debates. Neste ano de 2023, manteremos as atividades presenciais, tais como tendas temáticas, oficinas culinárias, entre outras, e as atividades virtuais. Todas as ações se inspiram em metodologias participativas e têm a pretensão de promover o pensamento crítico-reflexivo do nosso público. Espera-se avançar sobre as avaliações dessas atividades de educação alimentar e nutricional, de modo a contribuir para o aprimoramento das mesmas. Por fim, destacamos que o projeto prevê a integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão, articulando esses conhecimentos entre a população e também entre a comunidade acadêmica.